quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por que a pregação da Palavra deve ser o centro de nossos cultos?


Prezados Irmãos, Graça e paz!

Tendo em vista os dias em que vivemos, não é difícil concluir que não subsistirá aquele que se identifica como cristão, todavia não está firmado na Rocha, ou seja, em Cristo e Sua Palavra. Ela é nossa bússola, lâmpada que ilumina o caminho (Sl 119:105),  Água que nos purifica (Ef 5.26), verdade que liberta! (João 8.32). É triste observarmos que em muitos púlpitos a pregação da Palavra tem estado no final da lista de prioridades, por isso, compartilho com vocês algo que li hoje e que expressa quão importante é que a Palavra esteja no centro de nossos cultos. 




Por Renato Vargens


Por que a pregação da Palavra deve ser o centro de nossos cultos?

1- Cristo é exaltado.  As Escrituras quando pregadas exaltam o nome do Senhor. É impossível expor a Bíblia sem que o nome do Eterno seja glorificado.

2- O homem é humilhado. A pregação da Bíblia revela quem somos, nossas incongruências, idiossincrasias e pecaminosidade, revelando-nos que fora de Cristo todos estão mortos em seus delitos e pecados.

3- Somos reanimados no Senhor. As Escrituras quando  pregadas trazem sobre a finitude humana, o poder infinito de um Deus Soberano proporcionando com isso o reascendimento da chama da esperança.

4- Nossa psiquê é envolvida por graça. A Palavra de Deus quando pregada traz remédio para a alma cansada, refrigério para o abatido, alento para o desesperançoso.

5- A Igreja é edificada. Quando a Bíblia é proclamada nossas igrejas são edificadas. A exposição das Escrituras, ao contrário dos movimentos vazios contemporâneos, fazem com que o povo de Cristo cresça no conhecimento do Senhor.

6- Somos protegidos dos erros doutrinários. A Bíblia quando pregada nos traz orientações importantíssimas que se aplicadas em nosso cotidiano nos protegem das heresias e distorções teológicas propagadas pelos falsos profetas.

7- Nos tornamos pessoas mais comprometidas com Cristo. As Escrituras quando pregadas nos desafiam a viver como Cristo viveu. A Bíblia quando proclamada nos leva a desejarmos viver a vida cristã de forma santa, pura e abnegada.

8- Vivemos para a glória de Deus. A Bíblia quando pregada leva-nos a querer viver exclusivamente para a glória de Deus. 

9- Ansiamos pela volta do nosso Redentor. As Escrituras quando proclamadas nos levam a ima santa ansiedade pelo glorioso dia em que o Rei dos reis e Senhor dos Senhores voltará para  a sua igreja.

10- Somos reavivados. A Bíblia quando pregada reaviva nossa alma, aquece os corações, desperta-nos para oração, desafia-nos a intercessão enchendo nossos corações com o santo desejo de estar continuamente em sua santa presença.



Postado por: Elisiane L.

Nenhum comentário: