quarta-feira, 28 de março de 2012

"A palavra dita a seu tempo, quão boa é!"


Por André Aloísio 


“A palavra dita a seu tempo, quão boa é”

 (Pv 15.23)


Esse provérbio é tão simples que parece nem exigir uma explicação. Mas mesmo com toda a sua simplicidade, quão frequentemente ele tem sido negligenciado em nossa prática, como se nem mesmo o conhecêssemos! Parece que nos esquecemos de que “tudo tem o seu tempo determinado” (Ec 3.1), inclusive “tempo de estar calado e tempo de falar” (Ec 3.7).

Às vezes falamos antes da hora. Não conhecemos alguém o suficiente, mas nos precipitamos em dirigir-lhe palavras românticas e sedutoras, iludindo seu coração e provocando sentimentos que não poderão ser correspondidos.

Às vezes falamos depois da hora. Não exortamos ou repreendemos nossos filhos desde sua tenra idade, mas deixamos para fazer isso na adolescência, quando a rebeldia já tomou conta de seus corações.

Às vezes falamos quando deveríamos estar calados. Um amigo perde de forma trágica um ente querido incrédulo, e tudo o que ele precisa é de alguém que o abrace e que chore com ele, mas nos apressamos em apresentar o destino eterno do falecido.

Às vezes ficamos calados quando deveríamos falar. Somos testemunhas do espancamento diário de uma vizinha pelo seu marido, mas preferimos não nos envolver e não denunciar.

A verdade é que dizer a palavra certa no momento certo não é algo fácil. “A língua, nenhum dos homens é capaz de domar” (Tg 3.8), já dizia Tiago. Mas essa dificuldade não é insuperável. Diz-nos outro provérbio que “o coração do sábio é mestre de sua boca” (Pv 16.23), o que nos mostra que um coração sábio pode domar a língua para falar no tempo apropriado. E àqueles que têm falta de sabedoria para tanto, Tiago incentiva: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg 1.5).

Nós precisamos viver esse provérbio. Precisamos entender a seriedade das nossas palavras e a importância de palavras apropriadas nas ocasiões apropriadas. Palavras mal utilizadas podem trazer morte, mas palavras a seu tempo, vida (Pv 18.21). Que nós saibamos dizer a palavra a seu tempo, “palavras agradáveis como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Pv 16.24).


Postado por: Elisiane L.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Como esta a sua Cruz?

Como esta a sua Cruz?

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9:23) 


Senhor é muto pesada... Por favor corte um pouquinho embaixo.
Senhor, muito obrigado...
Senhor, por favor corte um pouquinho mais embaixo...eu serei capaz de carregá-la melhor...
Vamos usar isto como uma ponte e atravessar...
Ahh! É muito curto, eu não posso atravessar...

Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. (Romanos 9:27) 



Postado por: Éric Vitor

segunda-feira, 19 de março de 2012

Oração fundamentada nas Escrituras


Por: Phillip G. Kayser
Precisamos aprender a como fundamentar todas as nossas orações e todas as nossas ações na Bíblia. Orar de acordo com a vontade de Deus (1 João 5.14) significa simplesmente fazer orações escriturísticas. Isso envolve reivindicar as promessas de Deus, suplicar os atributos de Deus, alinhar nossas orações aos mandamentos de Deus, e encher nossa adoração, confissão, ações de graças e súplicas com o texto da Bíblia. Que maneira extraordinária de aumentar a fé dos guerreiros de oração!
Infelizmente, muitas pessoas carecem de fé porque procuram fundamentar as suas orações na vontade secreta de Deus (tentando adivinhar quais podem ser os Seus decretos). Contudo, em nenhum lugar somos ordenados a discernir a vontade secreta de Deus e de alguma forma fazer dessa vontade secreta a base da nossa vida de oração. Na verdade, o exato oposto é verdadeiro. Deuteronômio 29.29 diz: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.
Adivinhar quais poderiam ser os decretos de Deus não nos daria confiança na oração, todavia, é precisamente confiança aquilo que Deus deseja que tenhamos quando somos chamados a orar de acordo com a Sua vontade. 1 João 5.14 diz: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.
Se alguém examinar as orações de Neemias, Daniel, Moisés e outros santos, descobrirá que esses guerreiros da oração eram confiantes em suas orações porque eles enchiam as suas orações com as promessas de um Deus que não pode mentir. Eles ancoravam as suas orações no caráter de um Deus que é fiel, e alinhavam os seus desejos com os desejos revelados de Deus.
A minha oração é que [...] haja um novo zelo e autoridade em sua oração e ação, pois você não apenas reconhece que não pode fazer nada sem Cristo (João 15.5), mas também está convencido de que pode fazer todas as coisas por meio de Cristo, aquele que te fortalece (Fp 4.13).


Postado por: Elisiane L.

domingo, 18 de março de 2012

Versículo do Dia


Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 

(Hebreus 5:13) 


Postado: Éric Vitor

domingo, 11 de março de 2012

Amados Jovens...


Por Pr. Altair Germano

Amados jovens, a prosperidade ministerial verdadeira é resultado da fidelidade a Deus. Não negocie os valores eternos para "subir" ministerialmente.

Amados jovens, preguem a Palavra e dependam do Espírito, pois o resto é mera performance artística.

Amados jovens, na estrada da trajetória ministerial rejeite as oportunidades de pegar atalhos. Isso contará a vosso favor no futuro.

Amados jovens, quando vocês começarem a ocupar lugares de destaque e influência como pastores, alguns políticos corruptos vão tentar vos seduzir. Cuidado! Não se vendam.

Amados jovens, nunca se deixem vencer pela ganância no ministério. Aprendam e vivam a virtude do contentamento.

Amados jovens, não corram atrás da fama. Se Deus determinou que tornará vossos nomes conhecidos ela correrá naturalmente adiante de vós.

Amados jovens, não se envaideçam com o sucesso ministerial. Importa que Ele cresça e que vocês diminuam.

Amados jovens, não se iludam, a próxima tentação envolvendo poder, dinheiro e sexo será bem mais forte. Orem e vigiem sempre.

Amados jovens, os bons resultados quantitativos nos trabalhos realizados nem sempre representam a aprovação de Deus da vossa conduta ética e moral. Valorizem a qualidade do trabalho e a integridade do viver.

Amados jovens, sejam obreiros pensantes, e não meros reprodutores de ideias, conceitos e práticas. A convicção doutrinária e a atividade contextualizada são filhas da criticidade.

Amados jovens, imitem os vosso líderes na mesma medida em que eles forem cumpridores da Palavra.

Amados jovens, fiquem firmes e não se deixem levar pelos ventos de doutrina e modismos teológicos. Retenham e ensinem a sã doutrina.

Amados jovens, os vossos objetivos acadêmicos e profissionais devem ser colocados diante de Deus e consagrados a Ele. Coloque-os a disposição do Reino de Deus.

Amados jovens, uma vida de oração, longe de qualquer tipo de exibicionismo pseudo espiritual, deve ser vivida, antes de tudo, no vosso lugar secreto.

Amados jovens, sejam cheios do conhecimento da Palavra na mesma proporção em que forem cheios do Espírito. Saber e poder combinam.

Amados jovens, não se fascinem e nem se envolvam em disputas por cargos eclesiásticos desassociadas dos princípios bíblicos. Entendam que os lugares no Reino de Deus já foram determinados por Ele. Apenas descubram os seus, e deixem que o Senhor trabalhe por vocês.

Amados jovens, tratem os obreiros mais velhos como vocês desejam ser tratados na velhice. Não se esqueçam que o tempo passa para todos.


Postado por: Éric Vitor


quinta-feira, 8 de março de 2012

Altos e Baixos na Vida Espiritual


Porventura Sou Eu Deus de perto, diz o SENHOR, e 
não também Deus de longe?

(Jeremias 23:23)


Sentir-se mais perto de Deus do que em que qualquer outro momento da vida ou sentir-se tão distante dEle quanto a seleção da Nova Zelândia sente-se distante de ser campeã da Copa do Mundo: dois extremos que a vida espiritual de qualquer jovem pode experimentar.

Quem pode afirmar que seu relacionamento com Deus nunca passou por chacoalhadas? Afinal é só pensar nas suas amizades, seu namoro, seus pais e, é claro que não poderia faltar, seus irmãos (quem tem sabe do que estou falando). É muito difícil ter um relacionamento sempre melhorando com qualquer pessoa e com Deus não é diferente, a não ser por uma questão.

Deus fala por Jeremias que Ele é Deus em qualquer circunstância. Longe ou perto, Ele é Deus da mesma forma, imutável e perfeita. O nosso relacionamento com Deus tem altos e baixos, não porque Deus é ausente como um amigo que se mudou, ciumento como sua namorada que fiscaliza seu Orkut e seu Facebook 48 horas por dia ou abusado como seu irmão que acha que seu armário é uma loja de roupas em promoção de 100% de desconto. Deus é o mesmo, ainda que você seja alguém diferente a cada temporada da sua série predileta.

"O pecado é o motivo da nossa tristeza e por isso devemos deixar que a Santidade seja o motivo da nossa alegria." 

A razão de se viver um dia bem e outro mal no relacionamento com Deus, não está em Deus, mas em nós.  Agostinho disse que o pecado é o motivo da nossa tristeza e por isso devemos deixar que a santidade seja o motivo da nossa alegria. Falar de santidade é falar de deixarmos o caráter de Deus moldar nosso caráter.

Certa vez perguntei como andava a vida de um jovem por quem eu orava e me preocupava muito. “Tô bem, cara! Minha consciência está tranquila em relação a minha vida”, foi o que ele disse. Você precisa entender que seu relacionamento com Deus não se estabelece entre duas pessoas em posições de mesma importância. Você precisa olhar para Deus e imitá-lo. Quando Deus chamou seu povo, não disse: “Sejam santos do jeito de vocês que Eu serei do meu.” NÃO!!! “Sejam santos como Eu Sou santo.” Essa é chave de uma vida espiritual equilibrada e crescente.

Sabe de uma coisa? Saber que Deus é perfeitamente e eternamente Santo me desafia e me conforta. Desafia-me a não deixar que qualquer “topadinha” no pé da mesa me transforme em um ateu e me conforta em saber que apesar de em um dia eu me sentir praticamente o anjo que queimou a boca de Isaías e no outro eu me perguntar se Deus realmente existe, Deus ainda tem o mesmo amor, graça e misericórdia por minha vida.

Sua vida espiritual tem altos e baixos? Você não é o único no mundo a responder sim para essa pergunta. O seu Deus é o mesmo quando você o sente perto ou quando nem mesmo o sente? Se você é um cristão, então você serve ao único Deus que pode te fazer responder sim a essa pergunta.

O que eu desejo? Desejo que sua vida espiritual deixe de ser essa montanha russa sem fim e sem sentido para se tornar o reflexo claro e evidente de um Deus santo, imutável, perto ou longe.

Fonte e autoria: juventude.terceira.org.br

Postado por: Elisiane L.

sexta-feira, 2 de março de 2012

É possível errar a vontade de Deus para sua vida?


Por: Stephen Altrogge

Tomar decisões pode ser uma experiência paralisante.
Digamos, por exemplo, que você recebeu uma proposta de emprego em outra cidade. Você deveria aceitar? Bem, depende. Como são as escolas naquela região? Como é o trânsito? Existem usinas de energia nuclear por perto? O aumento de salário vale pelo custo emocional de fazer a sua família se mudar? Você será obrigado a torcer pelo Botafogo? Todos esses fatores podem tornar a decisão muito difícil de ser tomada.
E se jogarmos a questão da vontade de Deus no meio? É realmente a vontade de Deus que você se mude? Pode parecer que seja a vontade de Deus, mas talvez não seja. E se você cometer um terrível engano e errar a vontade de Deus? Será que você vai acabar em algum tipo de purgatório situacional porque, acidentalmente, errou a vontade de Deus?
O medo de errar a vontade de Deus é o suficiente para paralisar qualquer cristão. Mas a questão é: é possível que um cristão erre a vontade de Deus para sua vida? Será que é possível passar a sua vida inteira longe dos bons planos de Deus para você?
Parece que a Bíblia ensina que sim, você pode errar a vontade de Deus. Mas ela também ensina que não, você não é capaz de errar a vontade de Deus.

Você pode errar a vontade de Deus se…

O caminho para errar a vontade de Deus é muito simples: ignore a Bíblia. Na Bíblia, Deus já nos disse exatamente o que devemos fazer quando se trata de tomar decisões. Primeiro, devemos determinar se a nossa decisão vai contra algo claramente proibido na Bíblia. Ela é clara ao dizer que a comunhão com outros crentes é necessária para o nosso crescimento cristão. Se aceitar um emprego vai te isolar da comunhão, não é a vontade de Deus que você aceite esse emprego.
Em segundo lugar, devemos pedir a Deus que nos dê mais sabedoria. Tiago 1.5-6 diz:
"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvida."
Receber sabedoria de Deus não é uma experiência mística e super espiritual. Significa pedir a Deus que nos ajude a pensar claramente, biblicamente, sobre a questão à nossa frente. Quando pedimos por sabedoria, devemos acreditar que Deus nos dará. Deus não está tentando esconder sua boa vontade de nós. Ele quer nos ajudar a entender a forma correta de caminhar.
Receber sabedoria de Deus não é uma experiência mística, espiritual. É pedir a Deus que nos ajude a pensar biblicamente.
Em terceiro lugar, devemos pedir a opinião dos outros. Provérbios 15.22 diz “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”. Isso é gloriosamente simples. Descobrir a vontade de Deus para sua vida é tão simples quando pedir a opinião de outros cristãos piedosos. Apresente-lhes a situação e deixe que Deus fale a você por meio dos conselhos que receberá.

Você não pode errar a vontade de Deus se…

Se nos atentarmos ao conselho da Escritura, não erraremos a vontade de Deus. Ele não está escondendo a sua vontade de nós, nem tentando nos levar a tomar decisões ruins. Se avaliarmos nossas decisões pela Escritura, pedirmos por sabedoria e procurarmos nos aconselhar, estaremos fazendo o que Deus requer de nós. Ele promete nos guiar através desse processo.
Não precisamos buscar um sentimento subjetivo, místico, espiritual, quando se trata de tomar decisões. Não me entenda mal, às vezes Deus nos dá paz a respeito de uma decisão, e isso é uma bênção. Mas não é sempre assim. Às vezes nós não nos sentiremos de uma forma ou de outra sobre uma decisão. Em geral, sentimentos são parâmetros muito ruins para a verdade. Um sentimento de paz pode vir de Deus, mas também de um grande número de outras coisas, como uma taça de vinho ou um bom cochilo. Além disso, o que constitui, exatamente, o sentimento “certo” quando se trata de uma decisão. Paz? Talvez alegria? Ou sensação de certeza?
A Bíblia não dos diz como devemos nos sentir sobre nossas decisões. Ao invés disso, ela nos diz como tomar decisões bíblicas e que honrem a Deus. Então, se você tem alguma grande decisão para tomar, não se apavore. Pelo contrário, vá à Palavra, peça por sabedoria e envolva outras pessoas.
Fonte: iprodigo.com
Postado por: Elisiane L.